Senhoras e Senhores sejam todos bem vindos a Tatajuba! Tatajuba um deslumbrante paraíso no litoral Oeste do Ceará com belas praias e atrações irresistiveis ao turismo e aos visitantes ao longo prazo. Tatajuba no blog está por dentro de tudo que rola em Tatajuba como: esportes, baladas, Lual, point's, e tudo mais que Tatajuba tem a oferecer a todos vocês. Muito obrigado por fazer parte de nosso blog.

.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Velha Tatajuba – A vila soterrada



Por: Hélio Viana

O Morro branco de Tatajuba é uma duna fixa

As dunas móveis podem engolir tudo o que não se mover na sua frente, de coqueirais a cidades inteiras. Foi o que aconteceu com a, hoje, Velha Tatajuba. Na década de 80 do século passado, o vento que soprou direto, dia e noite, durante sete anos, não deixou pedra sobre pedra: a areia soterrou o pequeno vilarejo.


Dona Delmira, a contadora de histórias Quem conta a historia é a vaidosa Dona Delmira dos Santos que, mãe de 9 filhos e toda maquiada na janela de seu “ponto comercial” – uma das poucas casas ainda de pé -, há doze anos vende coco e dá de graça os causos do local. E vai logo avisando: se for interrompida começará tudo de novo. E é verdade. Interrompi com uma pergunta banal e ela, igual aos guias mirins que tecem loas à cidade de Olinda, depois de um sorriso de repreensão recomeçou do zero.

Durante 15 minutos Dona Delmira desfia o rosário da desdita dos moradores da vila. Levou menos de 15 anos para as 150 casas serem engolidas pela areia. Mas tem mais, tá vendo aquele Morro Branco ali na frente? É a Duna Encantada e lá existe um navio soterrado. Reza a lenda que à noite vultos podem ser vistos e sons podem ser ouvidos no local.

Naili, a neta de Dona Delmira Mas os moradores não se deram por vencidos. Atravessaram o braço de mar, que se forma na maré cheia e permitiu a entrada do tal navio encantado, e construíram as primeiras casas da Nova Tatajuba com o que conseguiram salvar da vila soterrada. Depois a prefeitura terminou o serviço, construindo o resto do vilarejo.

A praça em frente à igrejinha tinha uma caixa de concreto com uma televisão dentro e logo ganhou o apelido de Praça do Português, porque cada banco tinha a inscrição Administração Antonio Manuel Veras, o nome do prefeito à época, e foram instalados voltados para… fora da praça. Talvez por conta do apelido, a TV foi retirada recentemente.


Praça do Português em Tatajuba só é possível chegar à Nova Tatajuba de bugue ou em carros com tração nas quatro rodas. A trilha é sobre um infindável mar de areia. Os moradores, mesmo contra a especulação imobiliária para o turismo de luxo, estão na expectativa de virar point turístico. A vila já conta com duas pousadas, a mais bacana é de um suíço, e até uma escola de kite surf. Além disso, a Acomota – Associação Comunitária dos Moradores de Tatajuba faz parte da Rede Cearense de Turismo Comunitário, a Tucum, que articula a hospedagem de visitantes em casas de nativos e pousadas domiciliares. Tatajuba será a Jericoacoara de amanhã?


-Tatajuba Livre:" O nome praça do Português foi uma sátira criada por bugueiros de Jericoacoara."

-Tatajuba Livre:" Tatajuba luta muito para não ser uma segunda Jericoacoara, Muito menos tem uma expectativa de ser um point turistico."

http://maracatublog.wordpress.com/

2 comentários:

  1. Grato pela divulgação do MaraCatu Weblog no Tatajuba Livre. Só faltou colocar um link para o post original, o que ainda pode ser feito.

    Bons ventos sempre,

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela divulgação de Tatajuba. Esse realmente é um paraíso cearense, muito mais até que suas congêneres por conta das muitas histórias do lugar.

    ResponderExcluir