Senhoras e Senhores sejam todos bem vindos a Tatajuba! Tatajuba um deslumbrante paraíso no litoral Oeste do Ceará com belas praias e atrações irresistiveis ao turismo e aos visitantes ao longo prazo. Tatajuba no blog está por dentro de tudo que rola em Tatajuba como: esportes, baladas, Lual, point's, e tudo mais que Tatajuba tem a oferecer a todos vocês. Muito obrigado por fazer parte de nosso blog.

.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

TATAJUBA – UM PARAISO QUE NÃO ESTA NO MAPA

Lenita Miranda de Figueiredo

Jornalista e escritora

Vilarejo de pescadores, Tatajuba é um paraíso que não esta no mapa. Crava-se majestosa, entre dunas e coqueirais. Descoberta em 1908, logo se tornou uma pequena comunidade, no alto da colina, com modestas choupanas ao redor da igrejinha de São Francisco. Um dia, soterrada pelas dunas, mudou de lugar e ganhou novo nome: Tatajuba, planta, que segundo os moradores, cura tonteira e flatulência.

Turistas do mundo inteiro, encantam-se com a praia imensa, e solitária e o mar de um azul impossível e suas marés temperamentais. Quando estão baixas, são elas que dão passe livre para os “bugies” que transitam entre Camocim, Jericoacoara e outras vilas da região.

Recanto muito apreciado, cartão postal da cidade, é o Coqueiro do Abenço, pescador que firmou pé na terra e ao redor de sua cabana, plantou dezenas de coqueiros. Quando ele morreu, os coqueiros também morreram de saudade e só restou um. Vencendo o tempo, continua lá, pequeno e solitário, resistindo as vergastadas dos ventos fortes.

A pousada Brisa do Mar é parada obrigatória para quem sai de Camocim e segue para as plagas de Jeri, com espetacular vista para o mar. Seus quartos são confortáveis, arejados, com rede na porta e boa comida. Reúne turistas do mundo inteiro, criando, as vezes, um ambiente de poliglotas que são trocando idiomas, diante de uma água de coco, a famosa geladinha e os quitutes da Dita, Moça bonita e gentil, filha de Manoel Pedro.

O anfitrião, Manoel Pedro de Araujo, ícone de Tatajuba, trocou as profissões de pescador e construtor de barcos pela tranqüilidade de sua pousada. Quem passar pela beira mar e olhar pra o alto, pode vê-lo, no terraço, sentado em sua cadeira cativa, olhando as lonjuras do mar, os barcos de velas coloridas, com direito a por do sol num céu incendiado.

Outra pousada, com chalés espalhados pelos jardins e vista para o mar, é a antiga Verde Folha, Hoje com novo nome: Portal dos Ventos, com letras luminosas em neon, brilhando a noite. Um luxo para um lugar praiano. Os preços e Diárias de ambas as pousadas, são convidativos, variando entre 50, 100 e 150 reais, dependendo das acomodações.

Cabana dos Ventos

Miguel Arcanjo Jurado é figura admirada em Tatajuba. Ex-proprietário da famosa pousada Santa Maria. Hospedou turistas de todas as nacionalidades que testemunharam a sua beleza mediterrânea do Petit Hotel, emergindo branco entre as palmeiras, flores e coqueirais.

Santa Maria acabou, virou residência particular. Miguel, espanhol das Canárias, sempre empreendedor, deslocou-se para mais pertinho do mar e ergueu uma sofisticada palhoça, que foi batizada de Cabana dos Ventos.

Na maré alta, o mar beija a areia que rodeia o chalé. Grande sala envidraçada, moveis, tapetes, almofadas e esmeralda, decoração rústica, mas requintada, com imagens indus e orientais, anjos barrocos, misturança de bom gosto, elegância e exotismo. O quarto, instalado no piso superior, abençoa a visão do por do sol, no mar, em rutilos clarões.

Vale à pena guardar o endereço: Cabana dos Ventos, Tatajuba, no roteiro do sol, do mar, e dos ventos uivantes, preparada para a visita de turistas exigentes. Sempre seguindo o caminho do mar, ate ancorar a andança em Camocim, Tatajuba e Jericoacoara.

A Casa dos Ventos está destinada as um “point” internacional para quem gosta de beleza, boa comida e solidão.

Não dá pra esperar. É hora de aproveitar as férias, fazer as malas, sair porta afora , seguir o caminho do mar e ancorara a andança em Camocim, Tatajuba e Jericoacoara.

Depois de Fortaleza, é lá que começa o Ceará.

Barraca do Didi, O Rei do Grelhado

A Barraca do Didi, na Lago da Torta, é um outro “point” de atração internacional. Ele é conhecido pela simpatia e atenção que dispensa aos turistas. Muitas vezes entrevistados, Didi já apareceu em jornais estrangeiros, revistas famosas e até na televisão.

Na culinária, destaca-se com seus grelhados de peixes, camarões e lagostins, com molhos especiais. Tudo pescado na hora, fazendo as delicias dos “gourmets” e “gourmands”.

Não pode faltar a emoção do aerobunda e o passeio no barco do Zezinho que vai aportar em outra margem da lagoa, no restaurante do Marcos, o famoso Carnaubar, onde a culinária também é de primeira linha.

Marcos e Lolita, Imitando Tarzan, construíram sua morada no alto de uma arvore, entre dunas e rica vegetação, à beira do lago, com as mesmas belezas naturais e o conforto encontrado no Taiti, Tatu-Iva e tantos outros lugares paradisíacos do planeta...

Escrito por: Lenita Miranda de Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário